Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Eid mubarakEid mubarak

Eid al Fitr significa, literalmente, "celebração do final do jejum", e acontece no primeiro dia do Shawwal, décimo mês do calendário islâmico. É uma das festas mais importantes do Islam, realizada após um mês de abstenção de todos os tipos de vícios e repleto de boas ações: o mês sagrado do Ramadan.

A cerimônia começa pela manhã com uma oração realizada na mesquita, que também pode acontecer em outros locais caso o espaço seja insuficiente. Para dar início, recita-se o Takbir, uma reza que louva a grandeza de Deus. Após a oração, os fiéis ouvem o sermão do Sheikh (khutba), e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo.

Em países de maioria islâmica, a festa pode durar até três dias. Em alguns lugares é tradição que, após o período de orações, as pessoas se visitem e troquem presentes e a família almoce na casa do parente mais velho. A essência da festividade é que cada muçulmano congregue com sua família e a comunidade, exercitando a generosidade e o perdão.

Seminário de Relações Econômicas e Comerciais Brasil - Irã

Postado 2018/04/11

Nesta última terça –feira, 10 de abril, foi realizado em Brasília, no prédio da CNI, o Seminário de Relações econômicas e comerciais Brasil-Irã que contou com a ilustríssima presença do Ministro Mohammad Javad Zarif e outros ilustres convidados.

O evento foi promovido pela CNI e pela Apex , tendo a Câmara de Comercio Brasil-Irã fornecendo ajuda na organização do evento, para que tudo saísse dentro dos conformes. Esse encontro foi planejado para estreitar as relações comerciais brasileiras com o Irã, que por muito tempo já vem sendo parceiro comercial do Brasil, trazendo para Brasília uma caravana de empresários interessados tanto em buscar de investimentos, quanto em investir.

No debate foram discutidos tópicos de suma importância para o andamento do comércio entre as duas nações, tais como o equilíbrio da balança comercial, questões de transações bancárias e é claro, as oportunidades de negócios que abrangem variados setores da economia.

Entre os palestrantes, estava a Dr. Romana Dovganyuk, presidente da Câmara de Comércio Brasil- Irã, que apresentou alguns projetos realizados pela câmara, como o Esporte sem fronteiras , artes sem fronteiras, promovendo atletas brasileiros e artistas iranianos, comércio sem fronteiras no setor de petróleo e gás entre outros programas.

Ainda, a Presidente respondeu algumas perguntas essenciais para impulsionar as compras brasileiras do Irã-visto que as exportações brasileiras para o país sobrepõem as importações de produtos iranianos- e com esse objetivo mudar esse quadro para trazer benefícios para os dois lados a Dr. Dovganyuk sugere a criação de Joint Venture em ambos países e também fazer uso de moedas nacionais nas transações, devido as sansões sofrida pelo Irã nesses últimos tempos.

Para obter melhoria nas questões que atravancam e dificultam as operações comercias, a Presidente Dovganyuk, junto com o diretor de desenvolvimento da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi , trabalharão juntos em prol da resolução dos problemas que dificultam as operações comercias fazendo apelos ao governo em busca de mudanças, tais como : Diminuição do tempo e da burocracia no desembaraço dos produtos iranianos, diminuição das taxas alfandegárias para as importações, diminuição do tempo e burocracias nos processos bancários, entre outras questões. Além disso, a presidente sugere que os bancos governamentais adote um programa de swift com bancos iranianos para facilitar a exportação e importação de medicamentos, alimentos e investimentos em projetos sociais na área de esporte, cultura e educação.

O evento foi celebrado com a assinatura do memorando de entendimento entre a Federação das Câmaras de Comércio Exterior e a Câmara de Comércio Minas e Indústria e Agricultura do Irã, assinado pela Dr. Romana Dovganyuk e deputado de relações exteriores da Câmara de Comércio e Indústria, Minas e Agricultura do Irã Sr. Mohamad Reza Karbasi .

Dr. Dovganuyk acredita que o Irã pode ser um espelho de distribuição e promoção dos produtos brasileiros no Oriente Médio e por fim, convidou a todos para unir forças para impulsionar o comércio com Irã.