Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Eid mubarakEid mubarak

Eid al Fitr significa, literalmente, "celebração do final do jejum", e acontece no primeiro dia do Shawwal, décimo mês do calendário islâmico. É uma das festas mais importantes do Islam, realizada após um mês de abstenção de todos os tipos de vícios e repleto de boas ações: o mês sagrado do Ramadan.

A cerimônia começa pela manhã com uma oração realizada na mesquita, que também pode acontecer em outros locais caso o espaço seja insuficiente. Para dar início, recita-se o Takbir, uma reza que louva a grandeza de Deus. Após a oração, os fiéis ouvem o sermão do Sheikh (khutba), e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo.

Em países de maioria islâmica, a festa pode durar até três dias. Em alguns lugares é tradição que, após o período de orações, as pessoas se visitem e troquem presentes e a família almoce na casa do parente mais velho. A essência da festividade é que cada muçulmano congregue com sua família e a comunidade, exercitando a generosidade e o perdão.

Líderes do mundo inteiro parabenizaram Rohani pela reeleição

Postado 2017/05/23

Hassan RouhaniHassan Rouhani

Hassan Rouhani, o presidente eleito ao XII Governo da República Islâmica, recebeu mensagens de felicitações de líderes mundiais.
O premiê de Japão, Shinzo Abe, e o ministro de Assuntos Exteriores deste país asiático, Fumio Kishida, felicitaram neste sábado a histórica vitória de Rouhani nas XII presidenciais do país persa.
“Como representante do Governo e a nação  Japonesa , gostaria de compartilhar minhas mais sinceras felicitações pela sua reeleição”, expressou Abe em uma mensagem enviada ao dignatario iraniano.
Seguidamente, Abe pôs sua esperança no aumento das relações bilaterais Tokio-Teerã, e elogiou o crucial papel do país persa na restauração da paz na região do  Oriente Médio.
O premiê da Itália, Paolo Gentiloni, escreveu a Rohani uma mensagem de felicitações em sua conta do Twitter e felicitou pelo incremento da confiança e a amizade tanto entre os dois povos como nas relações mútuas.
Em uma mensagem similar em sua conta de Twitter, o premier da Índia, Narendra Modi, expressou suas mais sinceras felicitações pela reeleição de Rouhani como presidente da República Islâmica do Irã.
O ministro de Assuntos Exteriores da Noruega, Borge Brende, acolheu no sábado com satisfação a reeleição de Rouhani e desejou prosperidade ao país persa. “A reeleição de Rouhani envia uma mensagem de que Irã poderia  sério ao instituir reformas”, considerou.
O presidente do Líbano, Michel Aoun, manifestou a seu homólogo persa que “o mundo está entusiasmado por sua proposta de continuar o caminho do diálogo e abrir as portas com o objetivo de proteger a região de perigos potenciais”.
O presidente do Parlamento libanês, Nabih Beri, destacou a grande festividade democrática dos iranianos e a alta participação dos eleitores , e desejou todo sucesso no segundo mandato consecutivo de Rouhani. “Me place congratular a sua excelência pelo sucesso em conseguir a confiança dos iranianos e sua reeleição como presidente”, recalcou.
O presidente de Tajikistão, Emomali Rahmon, e o presidente da Assembléia Suprema Islâmica do Iraque, Seyed Amar al-Hakim, foram os seguintes líderes mundiais em alabar a reeleição de Rouhani.
Javier Solana, exalto representante da Política Exterior da União Européia (UE), felicitou a Rouhani em uma mensagem no Twitter e relevou sua “vitória sólida” como “outra oportunidade para o Irã e para a região”.
Depois do escrutinio dos mais de 41 milhões de votos recolhidos na jornada eleitoral de sexta-feira 19 de maio, Hassan Rouhani foi reeleito como presidente do país para o mandato 2017-2021 ao obter mais de 23 milhões de votos .