Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Eid mubarakEid mubarak

Eid al Fitr significa, literalmente, "celebração do final do jejum", e acontece no primeiro dia do Shawwal, décimo mês do calendário islâmico. É uma das festas mais importantes do Islam, realizada após um mês de abstenção de todos os tipos de vícios e repleto de boas ações: o mês sagrado do Ramadan.

A cerimônia começa pela manhã com uma oração realizada na mesquita, que também pode acontecer em outros locais caso o espaço seja insuficiente. Para dar início, recita-se o Takbir, uma reza que louva a grandeza de Deus. Após a oração, os fiéis ouvem o sermão do Sheikh (khutba), e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo.

Em países de maioria islâmica, a festa pode durar até três dias. Em alguns lugares é tradição que, após o período de orações, as pessoas se visitem e troquem presentes e a família almoce na casa do parente mais velho. A essência da festividade é que cada muçulmano congregue com sua família e a comunidade, exercitando a generosidade e o perdão.

Casa de Arte e Cultura do Irã é inaugurada no Rio de Janeiro com exposição

Postado 2016/08/15
Com a presença do embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ghanezadeh, do diplomata iraniano e ex-adido de cultura da embaixada no Brasil, Majid Zanjani, e da presidente da Câmara do Comércio Brasil-Irã e FCCE, Romana Dovganyuk, e diversas autoridades iranianas e brasileiras, foi inaugurada no dia 9 de Agosto a Casa da arte do Irã no Rio de Janeiro com exibição de uma exposição com peças autênticas e raras da cultura iraniana e que ficará em exposição até 31 de Setembro, das 14 às 19 horas com renovação das peças a partir do inicio do mês de Setembro.
A entrada é franca e esta aberta a qualquer pessoa que queira conhecer um pouco da cultura persa como quadros do famoso pintor Iraniano, Saeid Ahmadi, tapetes persas, opalinas, artesanatos, tecidos e porcelanas.
A Exposição acontece paralelamente com as competições olímpicas no Rio de Janeiro.
O embaixador Ghanezadeh na cerimonia de abertura disse que o Irã, com mais de sete mil anos de história e civilização, é considerado o berço dos destacados cientistas, poetas e literatos, tais como, Avicena, Omar Khayyam Nishapuri, Hafez Shirazi e Biruni entre outras centenas de personalidades, os quais contribuíram eficazmente na formação cientifica e cultural e o progresso da ciência e civilização do nosso planeta.
 “Os Jogos Olímpicos no Rio nos deu a oportunidade para mostrar uma pequena parte das artes iranianas e das belezas do meu país ao público brasileiro e aos estrangeiros que estão no pais. “disse ele.
O Embaixador enfatizou ainda que a natureza é destaque que atrai turistas em qualquer parte do mundo e a do Irã é um forte exemplo. A história e civilização antiga, junto com a hospitalidade e amabilidade do povo iraniano, bem como os relevantes desenvolvimentos científicos e tecnológicos, que foram conquistados a luz da Revolução Islâmica, com liderança do Aiatolá Khomeini (que descansa em paz) e pelas orientações do líder atual, aiatolá Khamenei, anualmente, atraem milhares de turistas estrangeiros, em especial turistas religiosos (peregrinos) para visitar a República Islâmica do Irã.
Romana Dovganyuk, presidente da Câmara do Comércio Brasil – Irã mostrou detalhes de como esta sendo desenvolvida a relação comercial entre os dois países, o que já foi feito e como estão sendo desenvolvidos lanços comerciais em áreas deferentes, ela agradeceu a colaboração do ministério da Exterior, as embaixadas do Irã no Brasil e a do Brasil em Teerã e convidou empresários brasileiros para participar da próxima missão empresarial industrial para conhecer o Irã e descobrir as potencialidades de negócios que poderão ser efetuados entre os dois pais.
Romana enfatizou que realizar uma exposição em época da olimpíada, quando estão no Rio de Janeiro milhares de pessoas dos 205 países que estão participando do evento olímpico, é uma oportunidade única e preciosa para poder apresentar ao país inteiro, modalidades esportivas, culturais, industriais e comerciais.
Casa da Arte e Cultura do Irã, aberta pela embaixada do Irã no Brasil, e patrocinada pela Câmara do Comércio Brasil – Irã e a empresa Persepolis Tapetes Persas, funciona na Evandro Lins e Silva, 840 Auditório – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Tel.  (21) 2178-2090