Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Tehran Times

 

 

(TehranTimes) Iranian artisans to promote skills, arts at Milan festival

Postado 2017/10/25

 

O Irã será um convidado de honra de um prestigiado evento em Milão. O pavilhão, de 980 metros quadrados, será montado em anexo ao Clube de Herança Cultural, Turismo e Artesanato, em colaboração com diversos empreendimentos de Artesanato.

Leia o resto desta entrada »

Irã é o terceiro país classificado para a Copa da Rússia

Postado 2017/06/12

Asiáticos venceram o Uzbequistão por 2 a 0 nesta segunda e garantiram vaga no torneio que será disputado na Rússia

Leia o resto desta entrada »

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã saúda Hassan Rouhani pela sua triunfante reeleição

Postado 2017/05/23

Dr. Hassan RouhaniDr. Hassan Rouhani

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã saúda o Dr. Hassan Rouhani, presidente reeleito ao XII Governo da República Islâmica do Irã, em pleito democrático onde prevaleceu a vontade da maioria do povo iraniano que aprovou a sua primeira gestão a frente da presidência do país.

A Câmara de Comércio Brasil-Irã, ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro e a FCCE acredita que sua segunda gestão política a frente dos destinos do Irã contribuirá em muito para o desenvolvimento de políticas internas e externas que visam acelerar mais ainda a abertura internacional com a atração de novos investimentos no país.
Brasil e Ira sempre estiveram lado a lado, mesmo nos momentos mais difíceis da vida política de ambos os países, com a Câmara de Comercio e Indústria desenvolvendo diversos projetos bilaterais, levando empresários brasileiros para conhecer o potencial econômico do Irã e trazendo empresários iranianos para conhecer empresas brasileiras interessadas em negócios com o país persa.
Sabemos das dificuldades de natureza diversas em função das sanções dos EUA, Mas continuaremos firme e forte no trabalho conjunto com as autoridades iranianas e brasileiras no sentido de fazer cada vez mais, crescer os negócios entre Brasil e Irã.
Romana Dovganyuk
Presidente Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã
Leia o resto desta entrada »

Líderes do mundo inteiro parabenizaram Rohani pela reeleição

Postado 2017/05/23

Hassan RouhaniHassan Rouhani

Hassan Rouhani, o presidente eleito ao XII Governo da República Islâmica, recebeu mensagens de felicitações de líderes mundiais.
O premiê de Japão, Shinzo Abe, e o ministro de Assuntos Exteriores deste país asiático, Fumio Kishida, felicitaram neste sábado a histórica vitória de Rouhani nas XII presidenciais do país persa.
“Como representante do Governo e a nação  Japonesa , gostaria de compartilhar minhas mais sinceras felicitações pela sua reeleição”, expressou Abe em uma mensagem enviada ao dignatario iraniano.
Seguidamente, Abe pôs sua esperança no aumento das relações bilaterais Tokio-Teerã, e elogiou o crucial papel do país persa na restauração da paz na região do  Oriente Médio.
O premiê da Itália, Paolo Gentiloni, escreveu a Rohani uma mensagem de felicitações em sua conta do Twitter e felicitou pelo incremento da confiança e a amizade tanto entre os dois povos como nas relações mútuas.
Em uma mensagem similar em sua conta de Twitter, o premier da Índia, Narendra Modi, expressou suas mais sinceras felicitações pela reeleição de Rouhani como presidente da República Islâmica do Irã.
O ministro de Assuntos Exteriores da Noruega, Borge Brende, acolheu no sábado com satisfação a reeleição de Rouhani e desejou prosperidade ao país persa. “A reeleição de Rouhani envia uma mensagem de que Irã poderia  sério ao instituir reformas”, considerou.
O presidente do Líbano, Michel Aoun, manifestou a seu homólogo persa que “o mundo está entusiasmado por sua proposta de continuar o caminho do diálogo e abrir as portas com o objetivo de proteger a região de perigos potenciais”.
O presidente do Parlamento libanês, Nabih Beri, destacou a grande festividade democrática dos iranianos e a alta participação dos eleitores , e desejou todo sucesso no segundo mandato consecutivo de Rouhani. “Me place congratular a sua excelência pelo sucesso em conseguir a confiança dos iranianos e sua reeleição como presidente”, recalcou.
O presidente de Tajikistão, Emomali Rahmon, e o presidente da Assembléia Suprema Islâmica do Iraque, Seyed Amar al-Hakim, foram os seguintes líderes mundiais em alabar a reeleição de Rouhani.
Javier Solana, exalto representante da Política Exterior da União Européia (UE), felicitou a Rouhani em uma mensagem no Twitter e relevou sua “vitória sólida” como “outra oportunidade para o Irã e para a região”.
Depois do escrutinio dos mais de 41 milhões de votos recolhidos na jornada eleitoral de sexta-feira 19 de maio, Hassan Rouhani foi reeleito como presidente do país para o mandato 2017-2021 ao obter mais de 23 milhões de votos .
Leia o resto desta entrada »

O fascinante Irã

Postado 2016/11/08
Um país onde a herança dos antigos persas convive com a dinamicidade de cidades como Teerã
 
 
 
Um destino ainda pouco explorado pelos turistas ocidentais, o Irã reserva belas paisagens e lugares históricos. E há muitos motivos para conhecer o país, que é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começa com a formação do reino de Elam em 2800 a.C. A história escrita da Pérsia começa em cerca de 3200 a.C. com a cultura proto-elamita e com a posterior chegada dos arianos e a formação dos sucessivos Impérios Medo e Aquemênida. O maior império do mundo antigo, a invasão árabe, os tapetes, a suntuosidade da dinastia Pahlavi (mais conhecido como os Xás) e a revolução islâmica. Tudo isso é o fascinante Irã.
 
 
Sendo um país geograficamente diverso, mas principalmente montanhoso, o Irã sempre teve uma importância geopolítica significativa devido à sua localização, no cruzamento entre o Sul, o Centro e o Ocidente da Ásia. O Irão ou Irã, oficialmente República Islâmica do Irão/Irã e anteriormente conhecido como Pérsia, está localizado na Ásia Ocidental, é a segunda maior nação do Oriente Médio, a 18ª maior do mundo e o segundo maior produtor de petróleo da região. O país possui oito sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial: Meidan Emam - praça de Abas I em Isfahan; Persépolis - antiga capital do Império persa, fundada por Dário I em 518 a.C.; Tchogha Zanbil - capital religiosa do reino elamita fundada em 1250 a.C. e que é hoje um sítio arqueológico; Bam e a sua paisagem cultural - cidade do período aqueménida fundada entre o século VI e o século IV a.C. (os seus monumentos foram danificados devido ao terramoto de 2003); Pasárgada - capital do Império Aqueménida cujo nome significa "Campo dos Persas" e foi a capital do Império Persa, um dos maiores que o mundo já viu (Manuel Bandeira se inspirou na antiga capital para criar a utópica cidade que até hoje permeia a imaginação de muitos brasileiros); Takht-e Soleyman - sítio arqueológico onde se encontram ruínas arqueológicas, como um templo sassânida dedicado à deusa Anahita; Soltaniyeh e Bisotun. À medida que se visitam cidades como Esfahan ou Tabriz, nos Montes Zagros, ou os desertos de Kerman, um Irã desconhecido vai se revelando.
 
 
 
Na verdade, o Irã tem de tudo: montanhas, cavernas, matas, mar e deserto. Teerã é a sua capital e da província homónima assim como sua maior cidade, servindo como o centro cultural, financeiro e industrial da nação. No inverno é possível esquiar nos arredores de Teerã e durante todo o ano você pode fazer trekking nas montanhas, acampar perto de uma cachoeira ou nadar nas praias do sul do país, litoral do golfo Pérsico. Na ilha Kish por exemplo não existe restrições do governo e não é preciso solicitar visto.
 
 
 
O Irã é uma potência média e regional e exerce uma grande influência na segurança energética internacional e na economia mundial através das suas grandes reservas de combustíveis fósseis, que incluem a maior oferta de gás natural no mundo e a quarta maior reserva comprovada de petróleo. Diferente do que muita gente imagina, o Irã é um dos lugares mais seguros para viajar, muito mais até do que a maioria dos países europeus. Furtos e outros crimes são raros e famílias aproveitam para se reunir em parques da cidade até altas horas da madrugada. Não podemos acreditar em tudo que lemos na mídia. Temos que saber diferenciar os países do Oriente Médio. Por lá, há surpresas que irão contradizer a imagem assustadora que o Irã tem ao redor do globo (não confundir a República Islâmica com o Estado Islâmico. Os dois são inimigos).
 
 
 
Desde 2012 é Embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil o sr. Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi (foto acima) e a Embaixada  da  República  Islâmica  do  Irã está localizada em Brasília, na Av. das Nações, Qd. 809, Lote 31. Há ainda, no Brasil, outras entidades que representam o Irã com suas tradições e culturas histórias. Presidida por Romana Dovganyuk (foto abaixo), a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Irã, fundada em 15 de setembro de 2003, a entidade sediada no Rio de Janeiro atua como um agente de incentivo à cooperação entre as autoridades competentes e associações empresariais dos dois países. Seus objetivos são os de prestar assistência a seus sócios nos assuntos pertinentes ao relacionamento comercial, industrial, técnico e financeiro entre Brasil e Irã, fornecendo informações que facilitem a conclusão dos negócios entre os dois países.
 
 
 
As principais atividades da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Irã(afiliada com a Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ, a mais antiga entidade de representação civil do país cumprindo o papel de ser o melhor lugar do Rio de Janeiro para fazer negócios e com a Federação das Câmaras de Comércio Exterior – FCCE, a mais antiga associação de classe no Brasil dedicada exclusivamente às atividades do comércio exterior), incluem congregar pessoas físicas ou jurídicas interessadas no intercâmbio industrial e comercial, sugerindo e propondo as medidas necessárias para a melhor solução e atendimento aos interesses de ambos os países. 
 
 
 
A presidente e diretores da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Irã, em festividade na Casa do Irã, entre outras autoridades, como o acadêmico e comendador Mauro Pereira de Lima Câmara e o advogado Maurílio Patrício.
 
Somado a isso, a entidade preza por promover o entendimento e a cooperação entre o Brasil e o Irã, para favorecer a indústria e o comércio em termos tecnológicos, científicos, econômicos e culturais, visando estreitar e desenvolver os laços com a república islâmica. 
 
 
 
Viajar para o Irã é conhecer a fundo um país que possui um povo fascinante, que conserva antigas e sofisticadas tradições. Então, vale a pena conhecer o Irã e desfrutar do convívio de sua gente, respirando sua bela cultura. Afinal, o turista nunca vai ver nada parecido com a hospitalidade persa. Os convites para dormir nas casas das pessoas, almoçar, viajar, fazer piquenique ou qualquer outra coisa virão de todos os lados, o tempo inteiro. Os iranianos não te deixarão pagar pela sua passagem de ônibus, pelo táxi, pela comida ou pela entrada de uma atração. E não adianta discutir, porque faz parte da cultura. Os visitantes no Irã são quase sagrados. E apesar das rusgas com os americanos, o território iraniano está hoje cheio de pessoas estudando inglês e ávidas por receber o visitante com uma hospitalidade inigualável.
 
 
 
Ah, existe uma grande curiosidade envolvendo Irã e Brasil, mais precisamente com Abadan, que é uma cidade ao sul do país, na fronteira com o Iraque, que acredita pertencer ao Brasil. Tudo começou na década de 1970, antes da Revolução Islâmica. O técnico do time de futebol de Abadan gostou tanto da performance da nossa seleção na Copa do Mundo que resolveu adotar o uniforme e as estratégias de jogo brasileiras. A população incorporou a ideia e dizem pertencer ao Brasil. 
Polêmico e intrigante o Irã ainda desperta em muitos a imagem da guerra ou do terror. Muito, mas muito longe disso é um lugar de muita poesia, de extrema receptividade do seu povo e de uma história de riqueza e poder que atravessou milênios e ainda hoje se mantém viva. Então, fica um convite para os leitores e turistas conhecerem um pouco mais sobre o Irã, um local onde se vai, em poucas horas, das ruínas de 2.500 anos de Persépolis às mais lindas mesquitas do planeta, passando pela história de impérios que marcaram a história da Ásia e do mundo.
Leia o resto desta entrada »

Casa de Arte e Cultura do Irã é inaugurada no Rio de Janeiro com exposição

Postado 2016/08/15
Com a presença do embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ghanezadeh, do diplomata iraniano e ex-adido de cultura da embaixada no Brasil, Majid Zanjani, e da presidente da Câmara do Comércio Brasil-Irã e FCCE, Romana Dovganyuk, e diversas autoridades iranianas e brasileiras, foi inaugurada no dia 9 de Agosto a Casa da arte do Irã no Rio de Janeiro com exibição de uma exposição com peças autênticas e raras da cultura iraniana e que ficará em exposição até 31 de Setembro, das 14 às 19 horas com renovação das peças a partir do inicio do mês de Setembro.
A entrada é franca e esta aberta a qualquer pessoa que queira conhecer um pouco da cultura persa como quadros do famoso pintor Iraniano, Saeid Ahmadi, tapetes persas, opalinas, artesanatos, tecidos e porcelanas.
A Exposição acontece paralelamente com as competições olímpicas no Rio de Janeiro.
O embaixador Ghanezadeh na cerimonia de abertura disse que o Irã, com mais de sete mil anos de história e civilização, é considerado o berço dos destacados cientistas, poetas e literatos, tais como, Avicena, Omar Khayyam Nishapuri, Hafez Shirazi e Biruni entre outras centenas de personalidades, os quais contribuíram eficazmente na formação cientifica e cultural e o progresso da ciência e civilização do nosso planeta.
 “Os Jogos Olímpicos no Rio nos deu a oportunidade para mostrar uma pequena parte das artes iranianas e das belezas do meu país ao público brasileiro e aos estrangeiros que estão no pais. “disse ele.
O Embaixador enfatizou ainda que a natureza é destaque que atrai turistas em qualquer parte do mundo e a do Irã é um forte exemplo. A história e civilização antiga, junto com a hospitalidade e amabilidade do povo iraniano, bem como os relevantes desenvolvimentos científicos e tecnológicos, que foram conquistados a luz da Revolução Islâmica, com liderança do Aiatolá Khomeini (que descansa em paz) e pelas orientações do líder atual, aiatolá Khamenei, anualmente, atraem milhares de turistas estrangeiros, em especial turistas religiosos (peregrinos) para visitar a República Islâmica do Irã.
Romana Dovganyuk, presidente da Câmara do Comércio Brasil – Irã mostrou detalhes de como esta sendo desenvolvida a relação comercial entre os dois países, o que já foi feito e como estão sendo desenvolvidos lanços comerciais em áreas deferentes, ela agradeceu a colaboração do ministério da Exterior, as embaixadas do Irã no Brasil e a do Brasil em Teerã e convidou empresários brasileiros para participar da próxima missão empresarial industrial para conhecer o Irã e descobrir as potencialidades de negócios que poderão ser efetuados entre os dois pais.
Romana enfatizou que realizar uma exposição em época da olimpíada, quando estão no Rio de Janeiro milhares de pessoas dos 205 países que estão participando do evento olímpico, é uma oportunidade única e preciosa para poder apresentar ao país inteiro, modalidades esportivas, culturais, industriais e comerciais.
Casa da Arte e Cultura do Irã, aberta pela embaixada do Irã no Brasil, e patrocinada pela Câmara do Comércio Brasil – Irã e a empresa Persepolis Tapetes Persas, funciona na Evandro Lins e Silva, 840 Auditório – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Tel.  (21) 2178-2090
Leia o resto desta entrada »

Câmara de Comercio Brasil-Irã negocia com o Banco Central

Postado 2016/06/16

Diretores do BC com a presidente da Câmara de Comércio Brasil-Irã (no centro) em recente encontro em BrasiliaDiretores do BC com a presidente da Câmara de Comércio Brasil-Irã (no centro) em recente encontro em BrasiliaCâmara do comércio e indústria Brasil-Irã negocia com Banco Central do Brasil em ativar um relacionamento bancário para facilitar exportação e importação entre os dois países, direto e sem intermediários e offshores. Segundo a presidente da Câmara de Comércio, a empresaria Romana Dovganyuk essas ações são de grande interesse para o Brasil cujas exportações vêm caindo nos últimos dois anos em comparação com anos passados.

Em 2014 Brasil vendeu para o Irã – 1,8 bilhões de dólares e em 2015 só 1,66 bilhões, comparando com cinco anos atrás a onde exportação eram mais do que dois bilhões de dólares.

Romana é de opinião de que vale a pena não só pensar, mas reagir para flexibilizar algumas ações burocráticas no sentido de fortalecer cada vez mais a balança comercial entre os dois países.

Leia o resto desta entrada »

Câmara de Comercio promove intercâmbio entre Brasil e Irã

Postado 2016/06/14

Romana R. Dovganyuk, Presidente da Câmara de Comercio e Indústria Brasil-IrãRomana R. Dovganyuk, Presidente da Câmara de Comercio e Indústria Brasil-IrãPromover o intercâmbio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e Irã e fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo.

A  nossa missão é reconhecida por nossos associados, Governos e povos do Brasil e do Irã como uma entidade eficiente e influente na promoção da cooperação bilateral.

Um dos nossos maiores deveres é informar, apoiar e assistir empresas brasileiras e iranianas para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e para o fortalecimento dos laços entre os dois países, seu desenvolvimento e o benefício mútuo de seus povos na área de tecnologia e ciência, cultura e esporte, investimentos e negócios, logística e transporte, transferências da tecnologia e Joint Venture.

Proteger importador e exportador do efeitos não e desejável no mercado , evitar  especulação no mercado , ajudar escolher parceiros de negócios legalmente registrados no países.

A Câmara do Comércio é uma instituição que nunca deixo trabalhar para criar sinergia no so comercial mais e cultural em colaboração cuidando potencial dos países para benefício econômico, cultural mútuo! Estamos sempre à disposição para tratarmos de assuntos que envolvam as relações entre o Brasil e o Irã. Unir povo, empresas e interesses, cuidar relacionamento comercial entre os países, é nossa meta.  Para mais informações, visitar nosso site: Homepage – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã   

 info@cc-brazil-iran.org

Homepage – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã

Nossa força é a unidade, então venha e junte-se a nós para compartilhar experiências e apoiarmos uns aos outros …

With best regards,

Romana Dovganyuk

INTERCOMERCE IMPORTAÇÃO-EXPORTAÇÃO, LTDA

Address: AVN.EVANDRO LINS E SILVA 840 group 1112,

22631-470, BARRA DA TIJUCA, RJ

City: RIO DE JANEIRO

cel:+55 (21)9977-7125

tel:+55 (21)3592-3771

fax:+55 (21)3592 3770

http://intercomerce.com.bre-mail:romana@intercomerce.com.br    

 

Promover o intercambio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e Ira e fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo.

A  nossa missão é reconhecida por nossos associados, Governos e povos do Brasil e do Irã como uma entidade eficiente e influente na promoção da cooperação bilateral .

Um dos nossos maiores deveres é informar, apoiar e assistir empresas brasileiras e iranianas para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e para o fortalecimento dos laços entre os dois paises, seu desenvolvimento e o benefício mútuo de seus povos na área de tecnologia e ciência , cultura e esporte ,   investimentos e negócios , logística e transporte , transferências da tecnologia e Joint Venture .

Proteger importador e exportador do efeitos nao e desejavel no mercado , evitar  especulacao no mercado , ajudar escolder parceiros de negocios legalmente registrados no paises.

A Câmara do Comércio é uma instituição que nunca deixo trabalhar para criar sinergia no so comercial mais e cultural em colaboração cuidando potencial dos países para benefício econômico , cultural mútuo ! Estamos sempre à disposição para tratarmos de assuntos que envolvam as relações entre o Brasil e o Irã. Unir povo , unir e empresas e interesses , cuidar relacionamento Commercial entre dos países , é nossa meta.  Para mais informacao visita nosso site: Homepage – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã    Inline image

 info@cc-brazil-iran.org

Homepage – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã

Nossa força é a unidade, então venha e junte-se a nós para compartilhar experiências e apoiarmos uns aos outros …

With best regards,

Romana R. Dovganyuk

INTERCOMERCE IMPORTACAO-EXPORTACAO, LTDA

Address: AVN.EVANDRO LINS E SILVA 840 group 1112,

22631-470, BARRA DA TIJUCA, RJ

City: RIO DE JANEIRO

cel:+55 (21)9977-7125

tel:+55 (21)3592-3771

fax:+55 (21)3592 3770

http://intercomerce.com.br

e-mail:romana@intercomerce.com.br

Leia o resto desta entrada »

EXIMBR - Revista oficial da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE)

Postado 2016/06/02

Revista EXIMBRRevista EXIMBR

 

A Revista EximBr é o veículo oficial de comunicação da Federação das Câmeras de Comercio Exterior (FCCE) e tem como principal objetivo estreitar o relacionamento com as Câmeras de Comercio Exterior filiadas e Entidades, colaborando com a divulgação dos interesses e novidades de cada país incentivando o comercio bilateral entre seus associados. 

Nossa revista conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, que se comprometeu a distribuir três exemplares a cada um dos 780 postos do Brasil no exterior, conforme a carta anexa do Exmo. Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira.

Além disso, a revista EximBr será distribuída gratuitamente entre as autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre Empresários e Representantes de entidades de classe (exemplo: CNI,FIESP, FECOMERCIO-SP.FEBRABAN), além de todas as Embaixadas e consulados estrangeiros.
 
Distribuição será de 10,000 mil exemplares. 
 
Translation: 
 
EximBr is the official vehicle of communication of the Federation of Foreign Trade Chamber ( FCCE ) and aims to strengthen the relationship with the affiliated Foreign Trade Chambers, and collaborating with the disclosure of interests and new developments in each country encouraging bilateral trade between its members.
 
Our magazine has the support of the Ministry of Foreign Affairs , which has pledged to distribute three copies to each of the 780 stations of Brazil abroad, according to the attached letter from the Hon. Foreign Minister Mauro Vieira .
 
In addition, EximBr magazine will be distributed free among the authorities of the Executive, Legislative and Judiciary, among business people and representatives of professional associations (Example: CNI , FIESP , FECOMERCIO - SP.FEBRABAN ) in addition to all the embassies and foreign consulates .
 
Distribution will be 10,000 thousand.

 

 

Leia o resto desta entrada »

José Serra defende aproximação comercial entre o Brasil e o Irã

Postado 2016/05/24

Em entrevista a Miriam Leitão no Itamaraty, o atual ministro das Relações Exteriores apresentou seus planos na área de comercio exterior.

Um dos ministros que mais terão trabalho no governo Temer é José Serra, das Relações Exteriores. Serra já deixou claro que não aceitará as críticas dos chamados países bolivarianos.Venezuela, El Salvador e Uruguai não reconhecem o atual governo. Tais países chamaram seus embaixadores no Brasil de volta. A situação do Brasil ficou difícil no Mercosul. Cuba, Bolívia e Nicarágua também não reconhecem a legitimidade do processo da presidente Dilma Rousseff. A União das Nações Sul-americanas, a Unasul, também contesta o novo governo. A Organização dos Estados Americanos, a OEA, anunciou que pediria consulta à Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o afastamento da presidente.

Em entrevista a Miriam Leitão no Itamaraty, Serra reforçou o que disse em seu discurso de posse: “a política externa vai ser de Estado, e não de governo. Muito menos de partido”. Ele explicou que essa política visa promover e fortalecer o relacionamento do país com o resto do mundo e tem que ser uma política de Estado, de médio a longo prazo. “Isso fortalece o país, ao contrário do que se pode imaginar. Eu acho que no período recente houve um desvirtuamento disso. Ela (política externa) passou a ser identificada com o governo e com o partido, até no relacionamento externo, o que é um absurdo completo. Ela tem que defender os interesses do conjunto da nação”, destacou.

Serra lembrou ainda que o processo de impeachment de Dilma passou por todo o Congresso, apesar de reconhecer o momento como traumático, citou o “autoritarismo” e a crise na Venezuela e apresentou seus planos na área de comercio exterior. Ele destacou que pretende aumentar a aproximação comercial entre o Brasil e o Irã e defender a liberdade dentro do Mercosul, multiplicando acordos bilaterais. Além disso, falou dos desafios de equilibrar as contas do Itamaraty.

Sobre as embaixadas do Brasil em países pequenos, Serra lembrou que pediu um estudo rigoroso e alertou que o Brasil tem mais embaixadas nos países do Caribe de língua inglesa do que a Inglaterra.

Leia o resto desta entrada »

Assine para receber nossas notícias

Receba atualizações importantes e as últimas notícias da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Irã assinando a nossa newsletter.

Campos assinalados com * são obrigatórios.