Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Eid mubarakEid mubarak

Eid al Fitr significa, literalmente, "celebração do final do jejum", e acontece no primeiro dia do Shawwal, décimo mês do calendário islâmico. É uma das festas mais importantes do Islam, realizada após um mês de abstenção de todos os tipos de vícios e repleto de boas ações: o mês sagrado do Ramadan.

A cerimônia começa pela manhã com uma oração realizada na mesquita, que também pode acontecer em outros locais caso o espaço seja insuficiente. Para dar início, recita-se o Takbir, uma reza que louva a grandeza de Deus. Após a oração, os fiéis ouvem o sermão do Sheikh (khutba), e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo.

Em países de maioria islâmica, a festa pode durar até três dias. Em alguns lugares é tradição que, após o período de orações, as pessoas se visitem e troquem presentes e a família almoce na casa do parente mais velho. A essência da festividade é que cada muçulmano congregue com sua família e a comunidade, exercitando a generosidade e o perdão.

Iran - Art and Culture

Iran - The Land of Oportunities(tpo.ir)

This TPO guide guives foreigners some historical background and the economical, cultural and technological contexts of the Islamic Republic of Iran. You can view it here.

Globo Repórter – Irã, 01/09/2017Imagem:Rede GloboImagem:Rede Globo

 O programa, apresentado em duas partes em 1 e 8 de setembro, trouxe um pouco da cultura e da geografia do Irã para o público brasileiro.

 

Parte I:     https://globoplay.globo.com/v/6121385/

Parte II:    https://globoplay.globo.com/v/6136535/